O resgate de uma vítima de um desabamento nas minas de Quecreek, na cidade de Somerset, Pensilvânia (EUA), foi resolvido com a ajuda do sistema GPS RTK. Um especialista em levantamentos de minas transmitiu os dados coletados pelo aparelho através de um link de rádio, obtendo a correção diferencial em tempo real.

O maior problema enfrentado pela equipe de resgate era justamente descobrir, com exatidão, onde deveria ser iniciada a operação de escavação. Para isso foi introduzido no sistema GPS as coordenadas do mapa das minas, onde foi possível, em pouco tempo, com o auxílio também do coletor de dados TSC1 e do software Survey Controller, determinar com exatidão o melhor local para escavação.

O aparelho GPS RTK utilizado no salvamento era um Trimble 4800. A Trimble, representada no Brasil pela Santiago & Cintra (www.santiagoecintra.com.br), foi a primeira fabricante a desenvolver um sistema GPS comercial, bem como a desenvolver um sistema RTK com larga utilização nas áreas de engenharia e construção.