A Unisys está apresentando no Interseg 2002, em Brasília, uma tecnologia que ajuda a polícia a localizar quadrilhas por meio do mapeamento das áreas onde são cometidos os crimes. Com base no geoprocessamento, a solução de mapeamento identifica e relaciona as áreas geográficas com maior incidência de problemas como tráfico de drogas, homicídios, assaltos e furtos.
O sistema está voltado para ações estratégicas da polícia contra casos de terrorismo, planos de ação de seqüestros e localização e monitoramento de ações de quadrilhas. Com ele, uma central de inteligência da polícia pode ter acesso aos dados sobre as áreas que deseja monitorar e também ao acompanhamento permanente das ocorrências. A solução possibilita o cruzamento automático de informações para monitorar as ações de quadrilhas, fugas ou negociações com terroristas, por exemplo.
O sistema já é usado no Canadá e nos Estados Unidos pelas polícias de Quebec, Baltimore, Nova Orleans e Nova York. "A integração dos sistemas de segurança pública é um quesito fundamental para que o Brasil chegue ao estágio já alcançado por vários outros países", afirmou o diretor da área de Defesa e Segurança da Unisys, Nelson Osório. A empresa já apresentou sua oferta de produtos e serviços de segurança ao governo federal e também às secretarias de Segurança de cinco estados brasileiros.
"É necessário integrar os sistemas de controle, principalmente a informação de segurança, para termos um resultado mais eficiente", disse o executivo no evento dedicado à segurança pública na capital federal.