A prefeitura de São Paulo está utilizando satélites para combater a publicidade ilegal espalhada pela cidade. Com a operação, iniciada nesta semana, a administração municipal terá registro dos anúncios ilegais em imagens digitalizadas e poderá saber sua exata localização.

Programas de informática que serão usados medirão o tamanho das peças e emitirão a multa às empresas de publicidade, ao anunciante ou ao dono do imóvel em que os anúncios estiverem instalados.

Além dos anúncios, a fiscalização também registrará em imagens as fachadas de imóveis, para identificar pichações, de calçadas, para verificar se elas estão deterioradas, e até se os moradores estão respeitando os horários para colocar o lixo na rua. As imagens serão usadas para notificar moradores, não para multá-los. A primeira "blitz tecnológica" foi acompanhada pela prefeita Marta Suplicy, que quer dar uma demonstração pública da prioridade que dá ao projeto e anunciar a guerra tecnológica que sua gestão fará contra a publicidade ilegal.