A Petrobras criou um projeto para customizar a aplicação de localização de navios por meio do desktop ao ambiente wireless.

A idéia é garantir maior integração entre os profissionais e a corporação, agilizando o acesso à informação e a tomada de decisões. Com isso, todos os executivos da empresa poderão saber a localização de qualquer navio da companhia por meio de computadores de mão. Há dois anos, a empresa já localiza suas embarcações com computadores conectados à intranet, através de GPS nos navios e na comunicação por meio do satélite Imarsat. Para possibilitar o acesso móvel, a Petrobras utiliza a rede GSM da operadora Oi, que permite a transmissão de dados por pacotes e com velocidades maiores que as conseguidas nas tecnologias de segunda geração. Apenas o acesso é relacionado à rede celular, mas os navios podem estar em qualquer lugar do planeta, já que o rastreamento é feito por satélite.

A adaptação do conteúdo ao ambiente wireless foi conseguida graças ao software Intelliwhere, da Sisgraph. A solução está disponível, por enquanto, em fase de testes e apenas para poucos executivos. A versão definitiva do projeto, disponível a todos os interessados, deve ser finalizada em novembro. Depois disso, a Petrobras deve oferecer também a possibilidade de acesso a outras informações no Pocket PC.