Começa hoje (14/9) a Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Depois de 17 pré-conferências regionais em todo o Estado e de uma série de encontros municipais, que aconteceram em cidades habilitadas ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local, a capital gaúcha deve receber mais de 400 delegados eleitos. O encontro de 2002 tem como tema central "O equilíbrio ambiental em nossas mãos", que destaca o processo de estruturação e de consolidação do Sisepra (Sistema Estadual de Proteção Ambiental), e ainda sua relação com o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SRH). O encontro segue até amanhã, dia 15.

O Rio Grande do Sul retomou a realização de Conferências Estaduais em 2000, com a criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O debate sobre a situação ambiental no Estado havia sido paralisado em 1994. Na cerimônia de abertura da Confema 2002, o secretário estadual do Meio Ambiente e presidente da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), Claudio Langone, proferirá palestra sobre "A gestão ambiental através dos sistemas e construção social".

Na ocasião, será lançada a obra "Natureza em Revista", da Fundação Zoobotânica do Estado. Haverá ainda a assinatura de convênio entre a Sema e a organização não-governamental Habitat, com o objetivo de estudar e identificar corredores ecológicos nas regiões de matas de araucária.