Nesta semana, entre os dias 16 e 18 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sediou o Simpósio da Comissão VI da Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS). O evento cumpriu seu objetivo de difundir e estimular as atividades de educação e comunicação em fotogrametria, sensoriamento remoto e sistemas de informação espacial, mostrando ainda a importância crescente do papel que essas áreas vêm exercendo no monitoramento e manutenção do meio ambiente.

Durante o Simpósio foram discutidos vários temas ligados às atividades da ISPRS, sendo que os participantes foram divididos nos seguintes grupos temáticos: Educação e Treinamento, Computação no Ensino, Cooperação Internacional e Transferência de Tecnologia, Recursos de Internet e Ensino a distância. A ISPRS é uma organização internacional não-governamental voltada para o desenvolvimento de cooperação internacional que visa o avanço do conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e educação em fotogrametria, sensoriamento remoto e ciências de informação espacial.

O objetivo da organização é promover a integração e as aplicações dessas áreas de conhecimento no sentido de contribuir para o bem da humanidade e a sustentabilidade do meio ambiente. O evento contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foi patrocinado pela FAPESP, CAPES, CNPq e programa CBERS, contando com a apresentação de aproximadamente 50 trabalhos de pesquisadores de 18 países.