O site GlobalSecurity.org mostrou recentemente imagens de satélite do complexo nuclear Tuwaitha, situado a cerca de 40 km de Bagdá, Iraque. De acordo com o site, as imagens mostram "construções que não têm explicação" num conjunto de edifícios "que, segundo se sabe, estão vinculados a um programa nuclear clandestino". Não foi a primeira vez que o site atraiu atenção. No mês passado, provocou certa inquietação ao divulgar imagens indicando que a Força Aérea americana estava fazendo construções na base aérea de Al Udeid, no Catar.
A GlobalSecurity foi criada em dezembro de 2000 e opera com um orçamento de poucas centenas de milhares de dólares. O dinheiro provém, na maior parte, de grupos de caridade interessados em evitar a proliferação de armas nucleares, como as fundações Scherman e Colombe. A GlobalSecurity obtém as imagens por meio de vários procedimentos. Compra fotos de arquivo da Space Imaging ou da Digital Globe, as principais empresas comerciais de imagens de satélite, por US$ 250 cada uma.
Também investiu cerca de US$ 6 mil para que um satélite orientado para o Iraque tome imagens de áreas específicas. Mais de cem mil pessoas visitam mensalmente o site da GlobalSecurity para averiguar o que podem sobre os armamentos de Saddam Hussein.