Através de parceria entre empresas privadas e governo federal, a Universidade Federal do Amazonas está instalando o seu núcleo de geoprocessamento. A iniciativa de criar centros de treinamento em GIS surgiu com a implantação do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
Em junho de 1999 foi assinado o Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre as universidades federais da Amazônia, o Sivam e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com o governo, esta iniciativa permitirá a inclusão social em áreas cujo domínio está concentrado no sul e sudeste do país, tornando-se, portanto, fator de integração e desenvolvimento.
O núcleo da Universidade Federal do Amazonas é o primeiro passo para que o acordo traga resultados práticos para a região. As áreas de domínio que estão previstas para serem trabalhadas no local envolvem geoprocessamento, processamento de imagens orbitais e suborbitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas e banco de dados.
As Universidades envolvidas no acordo são: Fundação Universidade do Acre (Ufac), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Fundação Universidade do Amazonas (UA), Fundação Universidade do Maranhão (UFMA), Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (FUFMT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), e Universidade Federal de Roraima (UFRR).