Uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) permitirá ao Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) ter acesso a dados de sensoriamento remoto e monitoramento por satélites provenientes das pesquisas realizadas há décadas na região Amazônica.

Na quarta-feira (16/10), foi firmado um acordo de cooperação técnica e científica com o objetivo de elevar o conhecimento e a capacitação dos dois órgãos sobre a região Amazônica, principalmente na área de vigilância territorial e ambiental, integrando ações, compartilhando o controle de atividades e promovendo a descentralização operativa de atividades da pesquisa agropecuária.

A Embrapa possui também seis centros ecorregionais nas capitais da Amazônia, além de estar organizada em rede com outros 34 centros localizados nas diversas regiões do Brasil. O acordo consiste na troca de informações e atuará basicamente nas áreas de vigilância ambiental e no monitoramento climatológico e meteorológico. E, em contrapartida, a tecnologia e a infra-estrutura montada pelo Sivam, com equipamentos e softwares modernos e importados, será decisiva à Embrapa para o desenvolvimento de todas as questões relacionadas à agricultura, pecuária, pesca, às questões florestais, extrativismo e uso da biodiversidade amazônica e, ainda, para facilitar o processo de transferência de tecnologias e conhecimentos para os produtores rurais da região.