O m-ToGuide (Mobile Tourism Guide) é um palmtop com GPS que servirá como guia turístico. Um protótipo do equipamento está sendo desenvolvido, embora o sistema pudesse funcionar com os palmtops existentes. O projeto piloto é parte da iniciativa da União Européia de incentivar o mercado de comunicação móvel.
Para isso, a idéia é mostrar aos potenciais investidores e clientes o que a tecnologia móvel pode fazer. O sistema baseia-se na infra-estrutura de telefonia celular já existente na Europa, pela qual se pode enviar e receber dados através do GPRS (general packet radio service).
O padrão dá ao usuário acesso 24 horas às informações armazenadas nos servidores de internet. Cerca de US$ 10 milhões estão sendo investidos no projeto, dos quais pouco mais de US$ 5 milhões são financiados pela União Européia. O valor restante está sendo custeado por 17 empresas, incluindo fabricantes de telefones celulares, provedores de infra-estrutura móvel e agências de turismo.
O primeiro teste do m-ToGuide acontece em novembro, em Sienna, na Itália. O equipamento poderá ser alugado em aeroportos ou agências de turismo antes do usuário sair para a viagem.