O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis iniciou um novo mapeamento sobre a derrubada ilegal de florestas nos estados do Sul. O trabalho está começando pelo município paranaense de Bituruna, de acordo com reportagem divulgada pelo jornal Gazeta do Povo. Fotografias aéreas vão complementar mapas feitos através de satélites.

O mapeamento vai ajudar a identificar a quem pertencem as áreas desmatadas que aparecerem nas fotografias e verificar se houve licença para o corte de árvores. Hoje não existe um levantamento que compare o volume de madeira extraído da região com o licenciado pelo Ibama e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O Ibama informa que houve aumento de denúncias na região do município paranaense de Bituruna. Só nas últimas três semanas, 70 autuações foram emitidas pelo órgão.

O último levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que o Paraná perdeu 60.146 hectares de Mata Atlântica entre 1995 e 2000, principalmente em Rio Bonito do Iguaçu, Coronel Domingos Soares, Bituruna e Guarapuava. Em cada um destes municípios, foram identificados mais de 2 mil hectares devastados.