O Núcleo de Geotecnologias Aplicadas às Ciências Agrárias e Ambientais (NUGEA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promoveu pela primeira vez em Manaus o GIS Day, nesta terça-feira (19/11). Segundo o professor Lizit Alencar da Costa, aproximadamente 300 pessoas participaram das palestras, entre estudantes de graduação da UFAM, Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), Associação Florestal para a Conservação do Ecossistema Amazônico (AFCEA) e Projeto Democracia/UFAM-GETHAL/Pró-manejo.
"As palestras foram realizadas por professores da UFAM e acadêmicos das disciplinas de Sensoriamento Remoto para Fins Florestais e Introdução aos Sistemas de Informações Geográficas. A exposição sobre as aplicações das geotecnologias teve grande sucesso de visitação e despertou a curiosidade dos estudantes da UFAM e público em geral sobre GIS e outras ferramentas geotecnológicas. Esta exposição era constituída de mapas temáticos regionais, imagens de satélites, do demo do ArcView 3.x, e vídeo sobre o Projeto SIVAM e Programa CBERS", contou o professor.
O NUGEA, que organizou o GIS Day em Manaus, tem como objetivo estudar e aplicar as geotecnologias em diferentes áreas temáticas como ciências agrárias e ambientais, e disseminá-las através do ensino, da pesquisa e da extensão em nível de segundo grau, universitário e pós-graduação, visando democratizar o conhecimento geotecnológico através da formação de recursos humanos e da realização de parcerias com instituições públicas e privadas.