Oito equipamentos científicos que compõem a carga útil do foguete brasileiro VS-30 V06, que será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foram desenvolvidos por universidades e instituições brasileiras que integram o Programa de Microgravidade, coordenado e financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Segundo o presidente da AEB, Múcio Dias, o lançamento do VS-30 é mais um passo importante da comunidade científica e tecnológica brasileira no estudo de experimentos em microgravidade, porque estimula a pesquisa espacial nas universidades. Os testes em ambiente de microgravidade possibilitam um melhor entendimento de processos físicos, químicos e biológicos, difíceis de observar sob a influência da gravidade terrestre. A Universidade Norte do Paraná desenvolveu equipamento para medir aceleração em microgravidade. O Inpe levará ao espaço um forno multiusuário para solidificação. O estudo da UFPE verifica comportamento de difusão de nanopartículas de prata.

A UFSC estuda controle térmico espacial em um dos seus experimentos e, no outro, testa controle térmico de componentes em satélites. A USP investiga reação química inorgânica em gel. A UERJ analisa comportamento do DNA sob radiação cósmica. E a UNIFEI desenvolve dispositivo de misturas de líquidos para uso em experimentos no espaço.