O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) está iniciando duas campanhas de lançamento de foguetes de sondagem.

Na primeira operação, denominada Pirapema, será lançado o VS-30/Orion V02, ainda nesta semana. A segunda operação, a Cumã, prevista para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, transportará experimentos para pesquisa em ambiente de microgravidade no VS-30 V06. O VS-30/Orion foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR-Moraba). É um foguete biestágio com 1700kg de peso e 8,2 metros de comprimento. Como primeiro estágio, utiliza o propulsor S30, fornecido pelo IAE/CTA e, como segundo estágio, o propulsor Orion, de responsabilidade do DLR, ambos carregados com propelente sólido.

Este lançamento poderá abrir novas perspectivas de exportação para o Brasil, uma delas já manifestada pelo DLR-Moraba que pretende utilizar veículos brasileiros na realização de experimentos de interesse da comunidade científica européia. O VS-30 V06, da Operação Cumã, transportará experimentos para pesquisa em microgravidade de instituições brasileiras e alemãs.

O foguete é um veículo monoestágio, também desenvolvido pelo IAE/CTA, com 1425 k e 6,9 metros de comprimento, composto do propulsor S30 carregado com propelente sólido. O módulo da carga útil, mais complexo que o usual em razão do grande número de experimentos embarcados, foi fornecido pelo DLR-Moraba.