O MapLink Destinator, serviço de navegação em mapas digitais que permite ao motorista calcular a rota até o ponto de destino escolhido, pode constar da lista de opcionais das quatro maiores montadoras do país (Volkswagen, Fiat, General Motors e Ford) já a partir do ano que vem.
A estratégia da MapLink, empresa que distribui o produto e detém a tecnologia de digitalização dos mapas, em parceria com a norte-americana Geographic Data Technology (GDT), é fornecer o equipamento diretamente à indústria automotiva e fechar acordos também com locadoras de veículos. No caso das montadoras, o equipamento poderá ser usado como item de série em carros médios e de luxo ou vendido como opcional. O MapLink Destinator funciona com três elementos: o software com a base de mapas, desenvolvido em tecnologia GIS; o GPS; e um Pocket PC, HP ou Casio, com pelo menos 38 MB de memória. Instalado no veículo, o MapLink "conversa" com o motorista – há tecnologia de voz -, indicando os melhores caminhos.
Para operá-lo, o usuário deve conectar o MapLink em tomada de 12 volts, como o acendedor de cigarros, fixar o GPS no painel do veículo e aguardar, em segundos, a localização. Depois de informar o endereço desejado, o equipamento mostra, por meio da tela do PC, a rota ser seguida e inicia uma série de indicações orais sobre o caminho. Basta seguir as instruções ou, no meio da rota, escolher novo atalho, pois o MapLink se encarrega de mostrar um novo traçado.
Atualmente, algumas fornecedoras de equipamentos de telemática veicular – categoria em que são incluídas as máquinas de geoprocessamento no setor automotivo – possuem o hardware, mas não detém a tecnologia de digitalização e compressão dos mapas, enquanto a MapLink já possui os mapas digitalizados. As informações foram divulgadas pela Agência Estado.