A primeira etapa do Pró-Guaíba – Programa para o Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável e Socialmente Justo da Região Hidrográfica do Guaíba, no Rio Grande do Sul, será concluída até julho de 2003. Estão previstos investimentos de R$ 20,7 milhões no orçamento para o próximo ano. O anúncio foi feito na terça-feira (26/11) pelo governo estadual.

Os projetos de agroecologia e reflorestamento ambiental, desenvolvidos pela Emater em parceria com entidades ecológicas e de pequenos agricultores, também serão concluídos no próximo ano. O Pró-Guaíba montou uma sofisticada Rede de Monitoramento Ambiental. Já estão disponíveis na internet – www.fepam.rs.gov.br – os dados coletados pelas sete estações fixas do ar, importadas da França e instaladas na Região Metropolitana e em Caxias. Também já estão implantados pontos de coleta nos rios dos Sinos, Gravataí, Caí, Lago Guaíba e Taquari/Antas, e monitorados mais de 350 poços de águas subterrâneas.

O investimento total do Módulo 1 do Pró-Guaíba, iniciado em 1995, é de US$ 220,5 milhões, 60% financiado pelo BID e 40% de contrapartida local. Uma missão técnica do BID estará em Porto Alegre na primeira semana de dezembro para avaliar os resultados da primeira etapa do Programa, com vistas ao Módulo 2.