Até sexta-feira (6/12), trinta grupos de pesquisa estarão apresentando as conclusões de seus estudos no "Seminário de Apresentação de Resultados dos Projetos de Pesquisa Dirigida", que está sendo realizado desde ontem (2/12) em São Luís, Maranhão.

Esses 30 projetos que agora se encerram, considerados inovadores do ponto de vista da pesquisa na região amazônica, tiveram como objetivo o aumento do conhecimento científico e a investigação de formas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais. Com financiamento da ordem de 4,6 milhões de Euros da Comunidade Européia e contrapartida brasileira apropriada, essa parceria atendeu a um anseio antigo da comunidade científica local de agilização dos procedimentos operacionais possibilitando, pela primeira vez no âmbito do PPG7, o repasse de recursos diretamente ao pesquisador líder.

O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e a disseminação dos resultados entre os pesquisadores e demais atores da região e de fora dela. Uma outra grande expectativa do seminário é possibilitar um amplo debate a respeito da integração entre a sociedade e os grupos de pesquisa, seus papéis e suas expectativas, refletindo a respeito da melhor forma de promover a disseminação da pesquisa, visando atingir todos os segmentos interessados, permitindo em última instância a popularização da ciência.

+Informações www.mct.gov.br/prog/ppg7/Default.htm.