Os Correios oferecem um serviço de apoio a empresas que atuam com geomarketing, database marketing, CRM, call center, internet, e-commerce e marketing direto: o Diretório Nacional de Endereços (DNE). Trata-se de um banco de dados atualizado, com 690 códigos de endereçamento postal (CEP), incluindo cem mil novos CEPs criados nos últimos três anos.

O DNE vai funcionar como uma base de licença de uso, com informações para o setor como, por exemplo, as variações de nomes de logradouros. De acordo com as regras do novo serviço, a base do DNE terá uma fonte especial para a geração de código de barras para o CEP, chamada de CEPnet, que também agilizará o tratamento e a distribuição dos objetos portais.

O produto, lançado em setembro, oferece ganhos de qualidade e de segurança, além de gerar economia para as empresas, na medida em que deverá diminuir o volume das correspondências e malas diretas que deixam de ser entregues por falta de endereços incorretos ou incompletos. As empresas que adquirem o serviço podem incorporá-lo a softwares de gerenciamento de mala direta para venda ao varejo ou, ainda, utilizá-lo para higienização e validação de endereços, além da geração de cadastro em operações de call center, internet, e-commerce e marketing.