O CanalCiência, portal de divulgação da pesquisa científica brasileira, e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram lançados nesta semana. Os dois projetos foram desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Os textos são publicados com o aval do pesquisador, garantindo o rigor que este tipo de informação requer. O IBICT considera este o grande diferencial do CanalCiência, porque o próprio pesquisador participa do processo de geração do texto de divulgação de sua pesquisa. Neste primeiro momento, o Banco de Pesquisas contém cerca de 50 estudos desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Mamirauá, Museu Paraense Emílio Goeldi e IBICT, matérias sobre os telescópios Gemini e Soar e sobre o satélite sino-brasileiro CBERS, além de pesquisas sobre fontes alternativas de energia dos Centros Nacionais de Referência do Fórum Permanente de Energia Renovável.
O portal disponibiliza também um diretório de links com os principais serviços brasileiros de notícia em Ciência e Tecnologia, glossários, revistas, sites sobre a cultura científica e museus de ciência, entre outros. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) conta atualmente com cerca de 130 mil referências bibliográficas de teses e dissertações de 14 instituições de ensino cooperantes e 2 mil teses eletrônicas. Confira em www.ibict.br/bdtd/.