O Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) assinaram convênio com o Consórcio Parceria 21 (Instituto de Estudos da Religião-Iser, Instituto Brasileiro de Administração Municipal-Ibam e Rede de Desenvolvimento Humano-Redeh) para desenvolver o GEO-Cidades.
Este projeto é um diagnóstico ambiental que busca apresentar soluções para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, que faz parte da série Global Environment Outlook (GEO), o conjunto de avaliações concebidos para responder às recomendações da Agenda 21, conforme decisão do Governing Council do Pnuma. O objetivo é manter a qualidade do meio ambiente e buscar soluções para os problemas causados pela poluição urbana, visando o desenvolvimento sustentável das cidades e a qualidade de vida de seus habitantes.
Um projeto piloto foi desenvolvido em duas cidades: Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). E os resultados deste trabalho, intitulados "Relatórios Ambientais Urbanos Integrados" e "Metodologia GEO-Cidades", estão sendo lançados em Brasília hoje (16/12) durante o seminário "GEO-Cidades", realizado na sede do Ibama.