O Instituto Geológico de São Paulo recebe até amanhã (31/1) inscrições para seu concurso público. Há uma vaga específica na área de geoprocessamento, embora em outros cargos também sejam exigidos, em diferentes níveis, conhecimentos de sensoriamento remoto e geoinformação
Para a área de geoprocessamento, o profissional deverá estar apto a realizar estudos e pesquisas relativos à modelagem e arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Informações Geoambientais (SGIGs), considerando-se a tecnologia de SIGs, implementação de algoritmos de análise e classificação de dados ambientais e bancos de dados georreferenciados.
Também foram abertas três vagas na área de risco geológico, cujo profissional deverá elaborar cartografia geotécnica e geoambiental voltada ao planejamento territorial e ao zoneamento de risco e desenvolver aplicativos para análise de riscos geológicos, com base nos recursos de geoprocessamento e sensoriamento remoto, entre outras atribuições. Também são três as vagas na área de mapeamento geológico, que exige conhecimento de fotos aéreas e imagens de satélite e radar, entre outros requisitos. Ainda estão previstos três cargos na área de hidrogeologia, três em recursos minerais, dois em climatologia, um em geomoforlogia, e um em uso e ocupação do solo.
As inscrições deverão ser feitas até 31 de janeiro das 10:00h às 16:00h, na Seção de Pessoal do Instituto Geológico, Av. Miguel Stefano, 3.900, Água Funda, São Paulo, SP. O edital do concurso está no endereço http://www.ambiente.sp.gov.br.