Depois da Rússia, agora é a vez do Canadá manifestar interesse em utilizar a base de lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão, e da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. A agência espacial canadense pretende formalizar a proposta durante encontro bilateral sobre assuntos espaciais, marcado para maio, no Brasil. O interesse canadense retoma a discussão sobre o acordo assinado em 2000 entre Brasil e Estados Unidos para utilização da Base de Alcântara.

O acordo ainda não foi ratificado pela Câmara, pois é considerado por vários parlamentares uma afronta à soberania nacional. Em abril do ano passado, a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou o Acordo (Projeto de Decreto Legislativo 1446/01) com mudanças no texto enviado pela Comissão de Relações Exteriores. O assunto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

A deputada Socorro Gomes, do PCdoB do Pará, afirma, entretanto, que existe a possibilidade do Governo Lula retirar o texto da pauta da Câmara e rever os termos do acordo norte-americano. No final do ano passado, o deputado Nilson Mourão, do PT do Acre, apresentou indicação nesse sentido.

As informações são da Agência Câmara.