Lucas de Melo Melgaço, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi um dos cinco premiados pelo comitê técnico-científico do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), na categoria Iniciação Científica.
Lucas Melgaço desenvolveu um método para detectar jazidas minerais metálicas, como zinco e chumbo, específico para o clima tropical brasileiro. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Lucas Melgaço foi orientado pelo professor Carlos Roberto de Souza Filho.
O trabalho tem como título "Detecção de ocorrências de Zn-Pb através de sensores remotos e SIGs". Por conta da premiação, Lucas Melgaço terá as despesas pagas para apresentá-lo no simpósio, que se realizará de 5 a 10 de abril, em Belo Horizonte. Os organizadores escolheram os cinco melhores dentre os 31 trabalhos sobre sensoriamento remoto e geoprocessamento. A coordenadora do Pibic/Unicamp, Cleonice Bassi, comemorou a escolha por ser um dos pontos valorizados pelo CNPq para renovação da quota de bolsas de iniciação científica.
A informação foi divulgada pela Agência Brasil e assessoria de imprensa da Unicamp.