O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, usou imagens de satélites como argumento a favor da guerra ao Iraque durante o discurso no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na quarta-feira (5/2) em Nova York.

Powell exibiu imagens obtidas por satélites de três instalações no Iraque. Na primeira, dois dias antes da retomada das inspeções de armas, mostra que o governo iraquiano teria enviado caminhões a uma instalação que abrigaria mísseis antibalísticos. Em uma outra imagem de satélite, Powell chamou a atenção para a presença de cinco caminhões que estariam em um local suspeito de produzir armas biológicas, para esvaziá-lo antes da chegada dos fiscais de desarmamento da Comissão das Nações Unidas de Controle, Inspeção e Verificação (Unmovic), no dia 27 de novembro de 2002.

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha acusam o Iraque de ter um arsenal de armas químicas e biológicas e de estar construindo instalações para fabricar mais armamentos. Por enquanto, os inspetores de armas não encontraram nenhum tipo de prova contra o Iraque, embora tenham afirmado na semana passada, por meio do diretor-executivo da Unmovic, o sueco Hans Blix, que o país não estava cooperando tanto quanto deveria.