Versão brasileira do Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé, em Águas da Prata (SP), terá um mapa de relevo feito com o auxílio da navegação por satélite, conforme notícia publicada ontem (12/2) pela Folha de S.Paulo.
O GPS (Global Positioning System) será utilizado para orientar os peregrinos na caminhada até Aparecida, no Vale do Paraíba. O mapeamento do relevo por GPS será feito pelo peregrino Eduardo Pinto César. "Quando peregrinei pelos Andes, senti grande necessidade de ter esses parâmetros em mão", afirmou César ao jornal. Martinho Rocha, que já fez o percurso inteiro do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de quase 800 quilômetros, também declarou que enfrentou dificuldades por não contar com esse recurso de localização.
Ontem (12) partiu de Águas da Prata o primeiro grupo que terá direito à Mariana (certificado de peregrinação equivalente à Compostelana, fornecido àqueles que apresentarem, ao final dos 345 quilômetros do percurso inicial, os 24 carimbos das pousadas ou paróquias da rota).