A Qualcomm anunciou que devem ser lançados no país pelo menos quatro terminais habilitados com a sua tecnologia de localização, denominada gpsOne. As aplicações de localização pelo celular (LBS) são a atual promessa das operadoras móveis e, por causa disso, a Qualcomm está apostando alto na sua tecnologia gpsOne.
Apesar de ainda não ter negócios fechados no mercado latino-americano, a empresa afirma que muitas operadoras demonstram o interesse de implementar o gpsOne ainda neste ano. A Qualcomm quer aproveitar a Telexpo, evento que acontece em São Paulo de 25 a 28 de março, para demonstrar a aplicação prática das soluções de localização via celular, por meio da implementação de uma plataforma para testes.
O gpsOne, que opera sobre redes CDMA2000 e GSM/GPRS/UMTS, já tem mais de 10 milhões de assinantes no Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. A chave da tecnologia está na precisão dos serviços para o usuário e na cobertura, já que as aplicações funcionam até mesmo dentro de prédios ou em áreas sem sinal de satélite. Para isso, a plataforma gpsOne combina a solução de satélite GPS e de redes CDMA.
A união das tecnologias ocorreu há dois anos, quando a Qualcomm comprou a Snaptrack, desenvolvedora de uma tecnologia de "GPS assistido" – sistema que, ao receber a solicitação do telefone, lê todos os satélites dentro de um raio de 500 Km e determina quais os melhores equipamentos e a freqüência na qual estão funcionando.