Responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto do município fluminense de Volta Redonda, atendendo a 67 mil usuários, o SAAE – Serviço Autônomo de Água está utilizando o geoprocessamento para atualizar seus mapas.
Primeiro, o órgão realizou a aerofotogrametria de todas as regiões do município. Até então, a visão da infra-estrutura de água e esgoto era disponibilizada por plantas, que muitas vezes estavam em escalas diferentes ou nem correspondiam às condições atuais. Com a cartografia real em mãos, entraram em cena os softwares desenvolvidos pela Intergraph.
A implementação, realizada pela Sisgraph, ocorreu há cerca de dois meses, período em que está sendo feito o cadastramento dos usuários, para cruzamento dos dados com o mapa, posicionando a estrutura real na base cartográfica. De acordo com o SAEE de Volta Redonda, 40% deste trabalho já está concluído. O objetivo final é justamente aliar os cadastros aos recursos dos softwares da Intergraph.
O GeoMedia e o GeoMedia Public Works, que rodam na plataforma GeoMedia Professional em ambiente Oracle, são capazes de analisar, simular e gerenciar a manutenção dos equipamentos em campo. Ao reparar uma válvula, por exemplo, é possível identificar quais usuários serão afetados e enviar, com antecedência, uma mala direta via correio.