Na próxima semana, entre os dias 2 e 6 de junho, no Inpe de Cachoeira Paulista (SP) será realizado o 4º Encontro dos Serviços de Atendimento aos Usuários de Imagens de Satélite de Sensoriamento Remoto (4º EATUS).

Nesta sede do instituto se encontra uma das principais bases brasileiras de processamento de imagens de satélites de observação da Terra. O uso desta tecnologia espacial cresce em diversos segmentos da sociedade, desde o monitoramento de florestas e reservas hídricas até o zoneamento urbano e rural. Atualmente essa tecnologia é usada no combate ao narcotráfico.

Neste encontro, serão discutidas questões como a nova política de distribuição de imagens e os projetos do Inpe para a comunidade usuária. Como está próximo o lançamento do segundo satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto, será apresentado o novo sistema de processamento das imagens CBERS-2 e as características técnicas do futuro satélite CBERS-3, já acordado pelo governo brasileiro junto aos chineses. Será apresentado também o trabalho de recuperação dos dados de satélites de imagens das décadas de 70 e 80, o que contempla estudos temporais como crescimento de cidades, acompanhamento de desmatamento de florestas, entre outros.

Em outubro, o Inpe realizará o 3º Encontro de Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto. As inscrições podem ser feitas através do site www.dgi.inpe.br. Homepage do 4º EATUS – Encontro dos Serviços de Atendimento aos Usuários de Imagens de Sensoriamento Remoto:

www.dgi.inpe.br/usr/encontroatus-4/programa.htm