A I FENAFEG – Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia, realizada no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo na semana passada, cumpriu seu objetivo de aproximar o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho.
Durante a FENAFEG, aconteceram mini-cursos e palestras, além da Geoexpo, que comportou os estandes das empresas participantes do evento. Teve destaque a palestra "Brasil Geológico- Nordeste", com Aldo Rebouças, professor da Universidade de São Paulo, e o mini-curso "Análise Estratigráfica Integrada Aplicada a Sistemas Petrolíferos", ministrado por Nilo Chagas de Azambuja Filho, gerente de Modelagem de Bacias da Petrobras.
Para Wilson Teixeira, diretor do Instituto de Geociências da USP, a realização da feira incentiva o empreendedorismo dos alunos. "Hoje as empresas não buscam profissionais que saibam apenas analisar um problema geológico, mas solucioná-lo utilizando todos os recursos disponíveis. A FENAFEG foi uma ótima experiência nesse sentido." Ana Gabriela de Paula Brandão, presidente da Geo Júnior Consultoria, acredita que a feira foi vantajosa tanto para os estudantes quanto para as empresas. "Durante a Feira, os estudantes podem conhecer melhor o mercado, enquanto as empresas têm a oportunidade de detectar quem serão os futuros profissionais da área, além de realizar parcerias e negócios".
A Feira teve patrocínio da Petrobras, com a participação das principais empresas ligadas à área de Geologia e do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.