O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), recebeu na sexta-feira (6/6) a visita técnica de uma comissão de pesquisadores do governo indiano. O grupo é pertencente ao instituto Uttah Pradesh Forestry Project, que trabalha em manejo e controle de incêndios em áreas florestais. O objetivo desta missão era conhecer a metodologia desenvolvida e utilizada pelo Brasil para monitorar incêndios em áreas de floresta por meio de satélites de sensoriamento remoto.

Também fez parte do programa de visitação dos cientistas a sede da Embrapa Florestas. A Índia é um dos países emergentes no cenário espacial mundial e tem criado uma aproximação com o Brasil neste setor. O Uttah Pradesh Forestry Project veio conhecer os institutos brasileiros por um convênio firmado com a FAO, no qual se estuda a adoção de novas tecnologias em ocorrências como incêndios florestais.

No Inpe, a comitiva técnico-científica foi recebida pelo diretor da instituição, Luiz Carlos Moura Miranda; pela coordenadora de Relações Institucionais, Nélia Ferreira Leite; e pelo chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto, João Vianei Soares. Na quinta-feira (12/6) estará no Inpe uma missão do governo da Turquia. Os representantes turcos chegarão por volta das 8 horas, acompanhados por integrantes do Ministério da Defesa do Brasil e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).