O governo do Rio de Janeiro, através da Fundação Centro de Informações e Dados do Estado (Cide), programou para o início de julho o primeiro encontro com profissionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para dar continuidade aos acordos de cooperação técnica firmados entre as duas instituições no final de maio.

Professores das faculdades de Cartografia, Agronomia e Engenharia Florestal e técnicos da Cide discutirão os detalhes dos acordos que, entre outros objetivos, permitirão a capacitação de funcionários estaduais pela UFRRJ e o estágio de alunos na Cide. Inicialmente, a Cide colocará à disposição da universidade todo o material cartográfico digital – mapas – feito recentemente com recursos do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara (PDBG) além de todo o trabalho de mapeamento digital realizado em 1994 e 1995, pelo Grupo Executivo de Reconstrução e Obras Emergenciais (Geroe).

A mesma proposta também já foi oficializada à Universidade Federal Fluminense (UFF). Com a iniciativa, a Cide espera ampliar o número de vagas de capacitação técnica para os funcionários estaduais, oferecendo, em contrapartida, um farto material de dados do estado e análise de informações para as duas universidades federais.