A BR Express, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para logística de transportes, começa a ensaiar despedida da Fundação ParqTec, em São Carlos, onde está incubada há mais de dois anos. As vendas de seu software roteirizador, que utiliza tecnologias de geo-localização, estão impulsionando o crescimento da empresa. "A utilização do BR Logistics, um dos nossos produtos com maior mercado, permite uma economia de 10% a 20% nos gastos com cada caminhão.
O software permite traçar o roteiro mais econômico para a entrega de cargas, informando sobre percursos (mais curto ou mas econômico), postos de gasolina existentes no trajeto, postos policiais, pedágios, balanças e informações sobre toda a malha rodoviária nacional", diz Fabrízio Passari, um dos sócios da BR Express. Passari afirma que o fato de a empresa ter nascido dentro da Fundação ParqTec teve muitos pontos positivos: "Esse período de incubação está sendo importante para a maturação da BR Express.
Encontramos, além da completa infra-estrutura e dos baixos investimentos, todo um know-how de como conseguir os financiamentos necessários para crescer e investir em novos projetos". Até o início de 2004, quando a Fundação ParqTec também planeja deslocar-se para o Science Park – maior parque tecnológico do país, em construção -, a BR Express pretende alçar vôo próprio. E poderá, inclusive, ocupar um dos condomínios empresariais que vão ser construídos dentro do parque.