A partir do próximo ano, o Brasil vai dispor de um Atlas, em fase de elaboração pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que permitirá identificar as condições de vida da população brasileira. Também está em estudo a implantação de um sistema de vigilância, um "radar", para acompanhar o desenvolvimento dos programas de políticas sociais do governo federal.

Os dois sistemas, que podem auxiliar o governo na unificação das políticas sociais no país, foram tema de discussão no seminário "Avaliação de Políticas Sociais: As Experiências do Brasil e do México", promovido pelo Ipea, com a participação de especialistas mexicanos que ajudaram a montar o sistema de avaliação de programas sociais no país. De acordo com a diretora de Estudos Sociais do Ipea, Anna Peliano, a montagem dos dois sistemas contará com o apoio de vários ministérios e será ancorado nas políticas do Plano Plurianual (PPA). "A proposta do sistema e da criação do atlas ainda é embrionária.

Estamos fazendo uma discussão interna e não fomos ainda conversar com todos os ministérios", ressaltou Anna Peliano, lembrando que os dois projetos são de interesse da Presidência da República. Anna Peliano explicou que o radar será implantando para monitorar as políticas e o atlas, um conjunto de mapas com indicadores, funcionará como um instrumento para mostrar como estão evoluindo as condições de vida da população. A idéia, segundo ela, é que o monitoramento dos dados inclua também estados e municípios, que têm programas próprios, mas participam do resultado final.

As informações são da Agência Brasil.