Está previsto para a segunda quinzena de agosto o lançamento do terceiro protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O foguete passa por uma revisão geral realizada por técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço. O VLS-1 é um veículo lançador de satélite com tecnologia nacional. Ele é composto de quatro estágios e é impulsionado por sete motores de propelene sólido. Ele foi especialmente desenvolvido para ser colocado em órbita satélites com cerca de 200 quilos com uma variação entre 250km e 800km.O protótipo já se encontra no CLA, procedente de São José dos Campos (SP).
A "Campanha São Luis", como foi batizada o lançamento, ainda não tem uma data específica, mas é certo que os cientistas trabalharão apenas com uma janela de lançamento. Segundo o brigadeiro Thiago Ribeiro, diretor do Centro Aeroespacial e coordenador geral da campanha, o lançamento do foguete será o terceiro de qualificação do modelo, e para ser considerado apto serão necessários quatro vôos do VLS-1.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Agência Espacial Brasileira (AEB).