O Mapa de Solos do Brasil (escala 1:5.000.000) já está disponível em meio digital para agricultores e pesquisadores no IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se do primeiro trabalho com identificação dos tipos de solo para agricultura ou para prevenir futuros desmatamentos.
O mapa foi elaborado pelo IBGE e pelo Centro Nacional de Pesquisas de Solos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O novo mapa complementa a série Mapas Murais do IBGE, que inclui os mapas de Relevo, Vegetação, Geologia, Fauna e Clima do Brasil.
Segundo a Assessoria de Comunicação do órgão, foram utilizados os levantamentos exploratórios de solos produzidos pelo Projeto RadamBrasil ao longo das décadas de 1970 e 1980, complementados por outros estudos mais detalhados de solos produzidos principalmente pela Embrapa e pelo IBGE. O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos e reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no Brasil.
Além de fornecer uma visão panorâmica da grande diversidade de solos do país, o Mapa de Solos do Brasil permite visualizar a distribuição espacial das principais classes de solos, fornecendo informações úteis para diversos fins, como ensino, pesquisa e extensão. Especificamente para o planejamento territorial, mesmo sem trazer informações para uso local, o mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional, zoneamentos e planejamentos regionais e estaduais, além de planos setoriais, como uso e conservação dos recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários e outros.