A GITA Internacional (www.gita.org/international) é a primeira associação global de profissionais que atuam na área de tecnologia e informação geoespaciais. Coordenada por Martha Gormam (mgorman@gita.org), esta associação tem o objetivo de integrar as GITAs nacionais já existentes na Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Colômbia, Alemanha, Hungria, Índia, Japão, Coréia, Holanda e Peru.

Além disso, está fomentando a criação das GITA Europa, GITA Ásia, GITA África e a já existente GITA América do Norte. Esta organização é apoiada pela GITA EUA (www.gita.org), instituição tradicional americana de alcance mundial com mais de 25 anos na área de disseminação das geotecnologias. Durante o GEOBrasil 2003, em maio deste ano em São Paulo, foi realizada uma reunião com representantes da Argentina, Costa Rica, Chile, República Dominicana, Equador, Panamá e Venezuela, além do Brasil, onde foi discutida a necessidade da criação de uma associação continental. Isto porque seria difícil, a curto prazo, a muitos países criarem suas próprias associações.

Esta associação teria como principais finalidades: estimular a criação de GITAs nacionais; reunir o mercado produtor, integrador e usuários de geoinformação para troca de experiências e criar e estimular oportunidades de negócios, educação e redes de cooperação com a comunidade de geoinformação no continente, conectando-a com o resto do mundo. No GEOBrasil 2004, está previsto um Fórum Latino-Americano de Geoinformação, onde as lideranças deste movimento deverão se reunir para discutir o estágio de desenvolvimento da criação desta associação, que deverá ter apoio de entidades internacionais como o Banco Mundial, a indústria internacional de geoinformação e outras organizações internacionais.