O site da Rede Brasil de Tecnologia (RBT) já está no ar recebendo o cadastro dos setores interessados em participar do programa. Criada pelo Decreto Presidencial nº 4776 (D.O.U. de 11.07.2003), a RBT tem como objetivo propiciar a interação eficiente entre governo, empresas, agentes financeiros, universidades e centros de pesquisa para desenvolver tecnologia nacional e executar uma política ativa de substituição seletiva de importações.

A ação inicial da RBT consiste na implementação de um banco de dados com informações sobre o potencial de desenvolvimento tecnológico das empresas e instituições nacionais de pesquisa aplicada. Na primeira etapa, faz-se um mapa da oferta tecnológica de universidades, centros e institutos de pesquisa, oferta que seja factível de transferência para empresas. A meta, nesta etapa, é viabilizar a criação de micro e pequenas empresas de base tecnológica.

A segunda etapa consiste em prospectar a demanda tecnológica das empresas. Na terceira etapa, o foco se situa na substituição seletiva de importações mediante localizações setoriais selecionadas. Em 2003, o programa vai trabalhar com os setores de energia elétrica e renovável, petróleo, gás e mineração.

O Comitê Gestor de Articulação Institucional foi instalado em 18 de agosto e reúne representantes de cada um dos seis órgãos que integram a RBT: Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, das Relações Exteriores, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria e Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, além do MCT.

+Informações  www.redebrasil.gov.br.