A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, criou um projeto para a popularização da ciência e tecnologia espacial. Por meio de palestras e a realização de experimentos, o Projeto pretende mostrar a importância da tecnologia espacial para o Brasil, como se usa e quais os produtos gerados – satélites, foguetes e centros de lançamento brasileiros.
Marcos César Pontes, astronauta brasileiro em treinamento na Nasa, a agência espacial americana, está em Brasília nesta semana para participar de vários eventos de divulgação do Programa Espacial Brasileiro. Um deles, o Workshop "Os Educadores da Ciência", é destinado aos professores de ensino médio e fundamental e será realizado hoje (17/9).
Além de incentivar a popularização da ciência na área espacial, o projeto também pretende despertar vocações na formação de novos profissionais e empreendedores, a partir do momento em que se entende a importância da tecnologia espacial e sua presença no cotidiano, como, por exemplo, na previsão do tempo, acompanhamento do desmatamento da Amazônia, planejamento da energia no país, quando plantar, porque o Brasil precisa ter foguetes e satélites, entre outros benefícios.