Pesquisadores do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) organizaram recentemente uma série de documentos cartográficos sobre o passado histórico de Minas Gerais.

O trabalho, coordenado pelos professores Antônio Gilberto Costa, Friedrich Ewald Renger e Márcia Maria Duarte dos Santos, resultou no cd-rom "Minas Gerais em Mapas", que integra o acervo do Centro de Referência em Cartografia Histórica (CRCH). Os originais dos mapas reunidos no catálogo digital pertencem a acervos da Biblioteca Nacional, da Mapoteca do Itamaraty, do Arquivo Nacional e do Arquivo Histórico do Exército, todos no Rio de Janeiro, além do Arquivo Ultramarino, em Lisboa.

"O que nos motivou a reunir essas informações em cd-rom foi o desconhecimento do público em geral com relação aos acervos. Trata-se de uma fonte histórica de primeira ordem para estudar, por exemplo, o ciclo do ouro, a evolução do povoamento de Minas Gerais e os caminhos novos e velhos da Estrada Real", disse Friedrich Ewald Renger à Agência Fapesp, que noticiou o lançamento do cd-rom. "É muito mais fácil representar essa época com mapas do que com palavras".

Lançado em junho, o arquivo eletrônico traz um catálogo composto por cerca de 60 cartografias, manuscritas e impressas, apresentadas e classificadas de acordo com a época a que pertence cada documento. Os mapas incluídos no disco refletem basicamente dados do século 18 ao final do século 19. "Focamos nosso trabalho em Minas Gerais, mas também abrangemos outras capitanias como São Paulo, Rio de Janeiro, e, inclusive, mapas que vão de Santa Catarina até o sul da Bahia", disse Renger.

Os interessados podem adquirir o cd-rom nas lojas da Editora UFMG, através do telefone (31) 3499-4642, pelo preço de R$ 17,00.