O Paratii 2, do navegador brasileiro Amyr Klink, terá uma rede sem fio para a transmissão de imagens e voz, entre outras funções para localização geográfica. Klink começa em novembro o contorno do Pólo Sul pelas altas latitudes, navegando sempre com rumo leste até o retorno à península.
A HP é a patrocinadora da nova aventura e fornecedora das soluções que vão garantir a mobilidade de Klink durante a viagem, que terá duração aproximada de 120 dias. É a segunda vez que Klink fará essa viagem de circunavegação polar, a primeira com o Paratii 2 e também a pioneira no uso de tecnologia sem fio para se comunicar internamente, bem como para usar recursos tecnológicos de última geração para registrar e armazenar imagens e documentos cartográficos das bases científicas da Antártida. A HP está montando uma infra-estrutura sem fio tanto no escritório do navegador, em São Paulo, como no barco Paratii. Na embarcação haverá três notebooks HP Compaq NX 7000, três computadores de mão iPaq Pocket PCs H5550, um multifuncional HP psc2210, um servidor de impressão wireless 802.11b jetdirect 380x, uma câmera digital HP Photsmart 935, um DVD regravável e quatro câmeras digitais Wi-Fi de monitoramento da D-Link.
Tudo isso com switches, pontos de acessos, roteadores, antenas e um telefone IP sem fio da Cisco. Os iPaqs, por exemplos, estarão equipados com GPS e poderão localizar os tripulantes. As câmeras digitais sem fio, quatro no total, vão monitorar as duas velas, a casa de máquinas e a popa.
A multifuncional vai ajudar no registro de mapas cartográficos de bases científicas localizadas na região.