O presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Bevilacqua, comunicou ao Conselho Superior da AEB que o presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, estará em Brasília no dia 23 deste mês.

Durante a reunião do Conselho, na semana passada, Bevilacqua também informou sobre o andamento do Acordo de Salvaguardas para o lançamento do foguete ucraniano Ciclone-4 a partir de Alcântara, cuja aprovação é prevista para a próxima semana no plenário do Senado. Como vários integrantes do Conselho tomaram posse recentemente, um dos participantes da reunião, o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luiz Carlos Moura Miranda, apresentou um resumo dos programas de satélites.

O lançamento do próximo satélite desenvolvido em parceria Brasil/China, CBERS-2, deve ocorrer na segunda quinzena deste mês na China. O Conselho Superior tem a finalidade de deliberar sobre assuntos relativos à promoção do desenvolvimento das atividades espaciais. Entre seus participantes estão 11 ministérios (Defesa; Relações Exteriores; Fazenda; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Minas e Energia; Planejamento; Comunicações; Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente), os comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica, além do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Há ainda representantes da comunidade científica e das indústrias aeroespaciais, CNPq e Finep, além do próprio Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).