Ontem (15/10), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) colocou no ar um novo site, destacando o lançamento do CBERS-2, da série de satélites do Programa Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O site traz diversas informações sobre o Programa CBERS.

O leitor tem desde o histórico da parceria Brasil-China, os satélites previstos, suas aplicações, imagens de sensoriamento remoto do CBERS-1 para download e ainda como funciona o controle dos satélites sino-brasileiros. Para um aprofundamento no assunto estão disponíveis várias publicações científicas sobre o tema.

O lançamento do CBERS-2, considerado um dos principais eventos do setor espacial do país neste ano, tem uma ampla gama de informações dentro do site. Outra novidade é a seção de "Artigos", na qual se encontram textos dos presidentes da Academia Espacial da China e da Agência Espacial Brasileira, do ministro de estado brasileiro da Ciência e Tecnologia e do diretor do Inpe, entre outros.

Em "Dúvidas", o internauta enviará sua pergunta por um e-mail, que será respondido por um especialista do Inpe no programa CBERS. Neste mesmo tópico, o visitante encontra uma série de questionamentos previamente respondidos pelos cientistas do instituto.

O endereço é http://www.cbers.inpe.br/.