A Construtel, empresa com 28 anos de experiência no setor de telecom, está agora apostando em soluções de geoprocessamento para gestão pública.

Para o site ItWeb, Josué Costa Valadão, diretor da Construtel, declarou que a empresa há cerca de 12 anos possui uma área especializada em geoprocessamento, que atendia essencialmente utilities. "Há cerca de um ano, com a queda dos investimentos em telecom, decidimos focar nossos negócios apenas em TI", explicou o executivo.

A empresa optou por levar sua experiência em geoprocessamento à administração pública e firmou há dois meses uma parceria com a Fatec (Fundação de Apoio à Tecnologia e a Ciência), que prevê a integração de seu sistema de geoprocessamento GIS (Geographic Information System) ao Sistema de Informações Municipais (SIM), da Fatec.

A combinação das duas soluções permite a otimização da administração pública em diversos aspectos. As aplicações envolvem as áreas de infra-estrutura de saneamento, tráfego de veículos, educação, saúde, meio ambiente, áreas de risco, entre muitas outras.

Integrado ao SIM, o GIS vai aos bancos de dados dos municípios e transforma as informações lá contidas em dados georreferenciados, o que torna mais simples a visualização e a gestão da cidade.

Mais informações sobre a empresa no site www.construtel.com.br.

As informações são do site ItWeb.