Amanhã (5/11), em Santo Ângelo (RS), começa o VI Encontro Gaúcho de Agrimensura e Cartografia no campus da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões).
O evento, promovido desde 1991, foi idealizado com o objetivo de reunir profissionais de engenharia e áreas afins para compartilhar informações sobre as principais inovações tecnológicas ocorridas no campo da Agrimensura e Cartografia, proporcionando a possibilidade de intercâmbio de experiências entre os profissionais vinculados a estas áreas de conhecimento.
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação Gaúcha de Empresas de Topografia e Cartografia do RS (AGETOC), estão coordenando a organização da 6ª edição do evento, que se estenderá até sexta-feira (7/11).
As temáticas do encontro foram concebidas para atender às demandas técnicas na área da mensuração, Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Em especial após a promulgação das leis que instituíram o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e o Estatuto das Cidades, os profissionais de cartografia e agrimensura necessitam discutir os impactos desta nova normatização em seus campos de trabalho.
O novo papel dos cartórios de Registro de Imóveis, as atribuições profissionais, os conhecimentos sobre a sistemática para georreferenciamento de propriedades rurais e os aspectos econômicos e sociais envolvidos são alguns dos pontos que serão discutidos no evento.
+Informações www.urisan.tche.br/~cartografia.