Durante o 25º Simpósio Canadense de Sensoriamento Remoto, realizado em outubro na Universidade de Montreal, Canadá, o pesquisador Raimundo Almeida Filho, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi anunciado vencedor de um prêmio pela autoria do melhor artigo científico publicado no Canadian Journal of Remote Sensing (Jornal Canadense de Sensoriamento Remoto), no ano de 2002.

O prêmio foi instituído em 2000, tendo como objetivo a divulgação e a promoção da excelência do conhecimento dentro do programa de publicações do Instituto Canadense de Aeronáutica e Espaço (CASI), instituição de pesquisa similar ao Inpe.

O artigo vencedor é recomendado pelo Conselho Editorial ao Comitê de Concurso, baseado na indicação dos revisores, dos membros do Conselho Editorial e também dos membros da Sociedade Canadense de Sensoriamento Remoto.

O artigo foi fruto de um programa de cooperação entre o Inpe, o CENPES, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, e o Earth Resources Satellite Data Analysis Center- ERSDAC (Centro de Análises de Dados de Satélites de Recursos Terrestres), do Japão.

Através desta cooperação, foi desenvolvido o emprego de técnicas de sensoriamento remoto como ferramenta auxiliar na pesquisa petrolífera.