O Centro de Estudos da Metrópole, de São Paulo, procurou fazer uma análise do espaço urbano religioso a partir do endereço das igrejas.
Trata-se de um mapeamento que tem alguma imprecisão, pois os registros disponíveis nem sempre são completos e atualizados, mas o número de templos já revela um padrão espacial. Um desses mapas mostra a distribuição da Assembléia de Deus, da Universal do Reino de Deus e também das paróquias católicas na área leste.
Segundo o trabalho de mapeamento, os templos da neopentecostal Universal são situados, em geral, nas principais vias, o que denota uma estratégia de visibilidade e de adesão em massa.
Já a Assembléia de Deus, a maior denominação evangélica do país, com cerca de 400 mil fiéis na capital paulista (o dobro da Universal, segundo o Censo 2000), não tem a mesma visibilidade.
A Assembléia não tem uma organização central, como a Universal, pois é constituída de igrejas com relativa autonomia. As paróquias católicas, de forma geral, ficam nas vias principais.
As informações são do jornal Folha de S.Paulo de 14/12/2003.