O presidente e diretores da Agência Espacial Brasileira (AEB) participam hoje (5/1), em Brasília, de importante reunião com técnicos da Casa Civil.

Deverão estar presentes quatro ministros: José Dirceu, da Casa Civil, Guido Mantega, do Planejamento, José Viegas Filho, da Defesa, e Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia. Também participam: o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Luiz Carlos Miranda, bem como o presidente da Infraero, senador Carlos Wilson, e o diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), brigadeiro Tiago da Silva Ribeiro.

Para esta reunião, a expectativa é de adotar medidas práticas com vistas à liberação dos recursos indispensáveis à implementação de importantes projetos.

Entre eles, o prosseguimento do acordo de cooperação espacial com a China, com a construção de mais dois satélites de observação dos recursos terrestres (sensoriamento remoto) – CBERS-3 e 4. O CBERS-1 foi lançado em 14 de outubro de 1999 e o CBERS-2, em 21 de outubro de 2003.

O CBERS-3 deve ser colocado em órbita em 2006. Na construção dos CBERS-3 e 4, o Brasil entra com 50% das despesas e não mais 30% como nos dois primeiros.

As informações são da Agência Brasil.