Um novo portal foi criado para divulgar o uso e o desenvolvimento de software de código aberto na administração pública federal. Lançado em dezembro, durante a II Rodada para o Compartilhamento de Software Livre na Administração Pública, o site www.softwarelivre.gov.br reúne informações, documentos e notícias, além de uma ferramenta que disponibilizará códigos fontes que poderão ser baixados, utilizados e melhorados pela sociedade.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu, o portal vai estimular a adoção do software livre como forma de adquirir autonomia tecnológica e inserir o Brasil no competitivo mercado mundial.

"Não queremos apenas consumir, mas também produzir tecnologia e promover o desenvolvimento compartilhado de softwares", afirmou Amadeu, ressaltando a importância da adoção do software livre como estratégia de política pública e de soberania nacional. Já existem vários aplicativos genuinamente nacionais, como o Terra Crime, criado pelo Ministério da Justiça para fazer o controle estatístico da criminalidade em áreas geográficas específicas; e a Rede Agrolivre, desenvolvido pela Embrapa para uso na agropecuária e apoio à pesquisa.

Os códigos do software de geoprocessamento Terra Crime estarão disponíveis no portal softwarelivre para desenvolvimento compartilhado e aperfeiçoamento dos softwares cadastrados.