A China planeja colocar dez satélites em órbita este ano – um recorde em relação a anos anteriores, ao mesmo tempo em que o programa espacial chinês entra numa fase crucial.
"Planejamos colocar em órbita dez satélites em 2004, mais do que em qualquer outro ano na história espacial da China", afirmou Zhang Qingwei, responsável pelo programa espacial chinês, citado pelo jornal oficial "China Daily".
Os equipamentos, cujo lançamento começará no segundo trimestre do ano, são destinados, sobretudo, a recolher informações meteorológicas e geográficas, frisando a vontade da China em firmar sua tecnologia entre a comunidade espacial.
O "gigante asiático" tem atualmente em órbita 16 satélites, entre os quais seis foram lançados no ano passado, incluindo o Explorer-1, o primeiro satélite sino-europeu, lançado na semana passada, e um satélite sino-brasileiro de recursos terrestres (CBERS-2), colocado em órbita em outubro passado.
De acordo com o plano espacial quinquenal da China, entre 2001 e 2005 o país planeja colocar no espaço um total de 30 satélites.
As informações são da Reuters.