Um dos destaques da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia tem sido o acordo de cooperação para o setor espacial entre os países.
Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, que integra a comitiva, o documento que deverá ser assinado abrange setores como pesquisa e desenvolvimento de sistemas de satélites, ciência espacial básica, biotecnologia espacial, telecomunicações e técnicas e aplicações de sensoriamento remoto.
A interação com a Índia, um dos países que mais avançam na área espacial, representa um caso significativo de cooperação entre países em desenvolvimento, a exemplo do que já ocorre entre o Brasil e China.
Ainda na área de ciência e tecnologia, outros assuntos deverão ser discutidos por representantes brasileiros e indianos, como biotecnologia, tecnologia industrial, tecnologia da informação e intercâmbio entre cientistas e pesquisadores por meio de bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As informações são da Agência Brasil.